Cuidados Paliativos
Ajude a qualificar a estrutura da Unidade Cuidativa da UFPel
Campanha aberta até 28 de maio busca recursos para compra e instalação de escada e de elevador-plataforma
Jô Folha -
As quartas-feiras estão reservadas na agenda. É dia de sair de Capão do Leão e dirigir-se à Unidade Cuidativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), referência a pessoas em tratamento de doenças graves. É dia de buscar alívio aos efeitos da esclerose múltipla, que nos últimos tempos atingiu a mobilidade de Jaqueline Duarte Domingues, 36. E é para que pacientes como ela possam circular pelos diferentes ambientes da Unidade que fica o apelo para você juntar-se à campanha para compra e instalação de um elevador-plataforma e de uma escada metálica.
A meta é atingir um total de R$ 53 mil. E o prazo aproxima-se da reta final. Os interessados têm até 28 de maio para fazerem doações. Com um detalhe: a vaquinha virtual precisa atingir um mínimo de R$ 15,5 mil. Do contrário, o valor terá de ser devolvido aos parceiros. "Temos muitos planos para este local, que faz parte de um projeto maior de estruturação de um Centro Regional de Cuidados Paliativos", destaca a médica Julieta Fripp.
E um dos pilares centrais do trabalho é a qualidade de vida: aliviar dores - físicas, emocionais, sociais e espirituais - de cidadãos que enfrentam doenças ameaçadoras à vida. Para isso, as portas abrem de segunda a sexta-feiras com atividades em áreas distintas: consultas, oficinas e práticas coletivas. Tudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E o melhor: com olhar voltado não apenas aos pacientes. Familiares e cuidadores também recebem atendimento.
"A minha mãe acaba participando do tratamento. Eles têm esse tipo de cuidado", reforça Jaqueline que, desde agosto de 2018, passou a frequentar a Unidade Cuidativa, onde recebe suporte de fisioterapeuta, nutricionista e terapeuta ocupacional, além de sessões de reiki.
Até final de julho, espaço da Cuidativa deve ser ampliado de novo
O prognóstico para 2019 é positivo. A expectativa é de que até o final de julho a Unidade Cuidativa volte a ocupar todo o pavilhão em área da antiga Laneira, no Fragata, como ocorria até julho de 2017, quando materiais das Contas Médicas e do Setor de Arquivos Médicos e Estatísticas (Same) do Hospital-Escola (HE) da UFPel foram levados para o local e provocaram manifesto. A divisória, que reduziu o espaço, chegou a ser chamada de Muro da Vergonha.
Segunda-feira à tarde, o pró-reitor de Planejamento, Otávio Peres, confirmou que entre os meses de junho e julho serão concluídas as obras do Bloco 3 do novo HE, que permitirão a transferência dos materiais. "Falta menos de 10% das obras. São detalhes da instalação elétrica, para que possam ter luz, e da Estação de Tratamento de Esgoto", explica.
Enquanto isso, os planos se consolidam, com objetivo de qualificar as atividades que nunca deixaram de ser desenvolvidas na Cuidativa. "Com o nosso espaço de volta, queremos criar aqui, em parceria com as prefeituras da região, a Embaixada Cuidativa, dirigida a pacientes que vêm para Pelotas para cirurgias e tratamentos de quimio e radioterapia, por exemplo, e poderão vir pra cá para alimentação, descanso e oficinas", adianta Julieta Fripp. A instalação de um miniauditório, para sessões de cinema, teatro e música, também retorna ao projeto original.
Nos últimos 21 meses, devido à limitação de espaço, ambientes que estavam totalmente precários, no andar superior, foram sendo qualificados. Receberam piso e mobiliários novos, tiveram vidros trocados, ganharam pintura e até melhorias no madeiramento da estrutura do telhado. Tudo através da doação de profissionais, de parcerias com a comunidade e de emendas parlamentares. O acesso restrito a uma escada caracol, até hoje, impede que atividades como o yôga sejam realizadas em uma das salas mais amplas do prédio. Daí a importância de você participar da campanha, aberta até 28 de maio.
Os números da Cuidativa em março
- 1.182 atendimentos, em três braços diferentes:
* Ambulatório tradicional: 420
- Atendimento médico: 195
- Enfermagem: 159
- Psicologia: 24
- Assistência social: 22
- Nutricionista: 13
- Odontologia: 7
* Reabilitação física: 369
- Fisioterapia: 253
- Pilates: 88
- Terapia Ocupacional: 15
- Aeróbica e musculação: 13
* Práticas integrativas: 393
- Arteterapia: 198
- Yôga: 80
- Musicoterapia: 60
- Reiki: 24
- Acupuntura: 22
- Ayurveda: 9
- Dados de atividades, como dança circular e plantas medicinais não estão computados
Participe da vaquinha virtual! (*)
- https://benfeitoria.com/elevadoreescadanacuidativa
- Quem preferir também pode doar diretamente na sede da Unidade Cuidativa, na avenida Duque de Caxias, 114
(*) A escada metálica e o elevador-plataforma serão adquiridos através do Instituto Cuidativo e doados para a Unidade Cuidativa da UFPel. O Instituto, criado oficialmente em outubro de 2018, é uma associação independente com objetivo principal de desenvolver ações que contribuam na estruturação do Centro Regional de Cuidados Paliativos, em Pelotas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário